Minha participação no 7º BookCrossing Blogueiro

O BookCrossing Blogueiro é um evento que acontece no mundo virtual duas vezes ao ano, nos meses de abril (do dia 16 ao dia 23) e novembro (do dia 08 ao dia 16) e consiste em escolher um ou mais livros para libertar - Depois você escolhe um lugar seguro e que seja resgatado mais rapidamente (lugares movimentados) e dentro dele deixa um bilhete avisando que o livro não está perdido e que pertence a um movimento de democratização da leitura; que dá a chance aqueles que não têm acesso aos livros de usufruir da sua companhia.

Paul Verlaine escreveu: "Agora, livro meu, vai, vai para onde o acaso te leve". Um escritor é aquele que desapega as suas ideias e as transforma em palavras, depois tem novo desapego ao publicar seus escritos. Suas ideias não são mais suas e pertencem à humanidade. Pensando desse modo, um livro pode até nos pertencer, mas somente enquanto os olhos estão em contato com suas palavras. Depois que terminamos a leitura e o fechamos, ele não nos pertence mais. Por que mantê-lo escravo, fechado na clausura?

Nas edições anteirores do BookCrossing Blogueiro, libertei apenas um livro, como modelo para incentivar aqueles que ainda possuem muito apego aos livros - libertar muitos livros pode ser desanimador para quem nunca o fez e também porque estou sempre libertando livros fora da data do evento.

Dessa vez, por causa da 1ª Edição do BookCrossing Blogueiro, promovido pela Trícia Ferreira do blogue "Espelho de Si", fiz uma mistureba de livro infantis, com infantojuvenil e "adultos" para libertar.
Demorei um pouco mais para fazer o meu post participativo por conta da chuva que não dava trégua, por estar esperando a devolução da máquina fotográfica que emprestei para uma amiga - o que não ocorreu e por isso as fotos tiradas com celular - por estar trabalhando demais, ter visitas em casa, estar moída de uma gripe, pela morte de Vida Marie... Além de outras coisinhas mais... Não esperem pelo relatório!! :D
"A Hora da Estrela" de Clarice Lispector, "Os Bruzundangas" de Lima Barreto, "Agamenon, o homem e o Minto - memórias de um picareta ético" de Hubert e Marcelo Madureira e "A Droga da Obediência" de Pedro Bandeira.
"Ludi na Revolta da Vacina - uma odisséia no Rio Antigo" de Luciana Sandroni, "O Rei das Palavras" de Cecília Vasconcellos, "Anime Kids Book - Os animês que viraram filmes" de vários autores e "Manual do Espião" tradução de "Rilda Machado Lorch, do original "Usborne"
Hoje pela manhã com a ameaça de mais um dia de chuva, antes de sair para o trabalho, olhei pela minha varanda e tive a ideia da libertação. Ali estava a casa do zelador do condomínio onde, entre crianças e filhos maiores, ele e a esposa talvez gostassem de ter uma surpresa logo cedo.
Traquinagem infantil: Apertar a campanhia e sair correndo...
Recebi as revistas antigas da Raquel Ramos - Uma surpresa nessa edição do BookCrossing Blogueiro!!

"O acesso ao conhecimento é a soberba, o supremo ato de verdadeiras grandes civilizações. De todas as instituições que se propõem a fazer isso, bibliotecas livres estão praticamente sozinhos no cumprimento desta missão" - Henry Louis Mencken

Este post faz parte da 7ª Edição do BookCrossing Blogueiro

13 comentários:

  1. Que legal a tua participação com vários títulos e opções. E foi fácil, pertinho de ti havia quem com eles certamente farão festa! beijos,lindo feriadão! chica

    ResponderExcluir
  2. Hoje é feriado. Dia de acordar tarde ou acordar com calma, se "espreguiçando com preguiça", de tomar café do jeito que cada um gosta e de dar um bom dia (bem grande) para quem está ao nosso lado, mesmo que esteja longe geograficamente falando.
    Este post é um G R A N D E B O M DIA para mim. Pretendo participar de muitos outros, Luma. Quem mais "se aproveitou" do 7 BookCrossing Blogueiro, fui eu mesma. Aprendi muito, inclusive que podemos libertar livros embalados por um laço de fita vermelha, feito como quem presenteia . Lindo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Luma! Apesar da chuva. Apesar da gripe e com tudo desfavorável, você é nossa "líder virtual", se me permite chamá-la assim! Mostre-nos o caminho e serás seguida! Obrigado por criar chances de sermos úteis! Forte abraço e desejo de melhoras. Bom feriado e FDS! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu achai que tinha comentado ontem a noite nesse post, mas era mais de duas horas da noite e talvez eu tenha apenas sonhado que tinha comentado.

    Achei lindo você colocar uma fita vermelha unindo os livros é mais uma ideia que eu anoto no caderninho. Esse ano o mais difícil foi desapegar dos livros infantis, mas foi feito. Agradeço muito a você por ter me ensinado a desapegar, comecei com livros e vou desapegando de outros pesos um a um... Esse ano depois de tudo me ocorreu que desapegar é diferente de perder, a gente fica leve quando desapega.

    Cheros Luma! E obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Luma, achei fofa a maneira como colocaste os livros na porta. Será uma bela surpresa! Aqui chovendo muitooooo, tive que encapar os livros com filme plástico, molhar nem pensar, talvez liberte hoje ou amanhã cedo. Post sairá meio atrasado, mas o importante é participar!
    Bella, bjãoooo

    ResponderExcluir
  6. Legal Luma, bem melhor colocar na porta, queria que fosse na minha....rs. Marido colocou no banco lá na fabrica onde ele trabalha. O Fabio que é uma pessoa especial que trabalha lá, levou para o Vilson dizendo que ele havia esquecido no banco, então ele disse que poderia levar para casa, ele ficou muito feliz, o vilson explicou a ele que quando terminasse de ler colocasse no mesmo lugar e ele disse que sim que colocaria lá de novo. Ele disse que foi muito legal ver a alegria dele. Então estou mais do que feliz, quando puder ir até lá quero tirar uma foto com ele e fazer um post, esta tem que ficar registrado.
    Valeu pela visita. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Luma,
    Ah, eu também me senti assim, tão...tão determinada libertando meus livros.
    Já não sinto pena, como aconteceu na primeira vez.
    E quer saber? Hoje foi dia de arrumação por aqui e separei 5 livros que serão esquecidos nos próximos dias...tô ansiosa para fazer de novo, acredita? Tenho dois infantis, que fazem parte da minha infância e acredite, com dedicatória de 1978 (O macaquinho Pinduca e Florzinha dos Trigais). Ganhei já usado (sou mais nova, kkk). Vou usá-los para ler para as crianças que tem por aqui. Fiz isso na última semana e fiquei emocionada de perceber o quanto que gostaram.
    Certeza que o zelador e a família ficaram muito entusiasmados com o presente...e gostei da traquinagem, kkkk eu não teria coragem! E vou postar as fotos dos que libertei no HC.
    Bjao e ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  8. Luma, muito lindo seu post e sua participação.
    Adorei sua iniciativa e espero poder fazer parte nos próximos anos.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito bonitinho o pacote de livros amarrados com fita, inspirador! Com certeza eles gostaram.
    Só fiquei triste com a notícia da morte de Vida , quando voce me perguntou sobre o JR não me ocorreu que estava sem peludos em casa... que tristeza!
    Meus sentimentos , voce sabe quanto isso é importante para mim.

    Beijos da Tin

    ResponderExcluir
  10. Oi Luma! Que graça sua participação. Quantos livros lindinhos! E seu cuidado em deixá-los unidos por esse laço ficou um encanto. Mais uma missão cumprida né? Bjsssss

    ResponderExcluir
  11. Aaahhhhh Quando vi os livros ali, lembrei dos tempos de tocar a campainha e sair correndo!!!!!!!!!!!
    Genial a ideia de deixar na porta de uma família grande. =)

    ResponderExcluir
  12. Amei a sua participação Luma!!!
    Que surpresa linda você fez para essa família!
    bjssss

    ResponderExcluir
  13. Oi, Luma, só agora pude chegar aqui para conferir... eu adoraria ter achado esse da Clarice Lispector! :)
    Assim como você também estou pensando em libertar livros fora da época do Book Crossing, o primeiro é mesmo difícil, mas agora, traz uma sensação maravilhosa! Essa de deixar na porta de uma família me parece uma ótima sacada!
    Um abraço!

    ResponderExcluir